quinta-feira, 24 de novembro de 2011

HISTÓRICO

Registros constam a existência da escola desde 1938, com a denominação “Escola Reunida”, localizada no bairro Colatina Velha, perto do antigo presídio, hoje, 8º Batalhão da Polícia Militar, tendo como Diretora a Professora Sebastiana Grilo.
Com o crescimento do número de alunos, foi construído à Praça Municipal ao lado da Câmara de Vereadores, o Grupo Escolar Aristides Freire (Recebeu este nome em homenagem ao “Major Aristides Brasiliano Freire”), com apenas quatro salas de aula. Mais tarde, teve de ser ampliado e reformado por várias vezes.
O primeiro diretor do Grupo Escolar Aristides Freire foi o professor Bartovino Costa. Outros o sucederam:
   * Zita Botelho Almeida – 1948-1949
   * Lêda Iza Ribeiro Ceotto - 1957
   * Terezinha de Jesus Teixeira Tardin Waichert – 1958
   * Maria Aparecida Nogueira da Cunha – 1959 – 1964
   * Altamira Silveira de Moraes – 1964 – 1965
   * Luci Ferguetti Ferrari – 1965 – 1966
   * Gelta Coufler Silva – 1967 – 1968
   * Natalia Haese Lavagnolli – 1969
   * Rosa Zouain Fontes – 1972 – 1981
   * Elza Batista – 1981 – 1985
   * José Ferreira Filho – 1986 – 2010
   * Lucimar da Silva Santos - 2011
 Criada pela Portaria Nº 904 de 24/05/1978, publicada no Diário Oficial de 25/05/78, sendo aprovada sua Criação pela Resolução do CEE Nº 27/86 de 09/05/1986. Fundada pelo Governo do Estado do Espírito Santo e pelo mesmo é mantido e inspecionado através da Secretaria de Estado da Educação - SEDU. Inicialmente, a escola atendia somente alunos de 1ª a 4ª série. Com o desenvolvimento da cidade, foi ampliado o atendimento à comunidade, de acordo com a necessidade local, transformando-se conforme as Leis do Estado e ampliando sua oferta de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.
 Em 2009, a escola passa a se chamar Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Aristides Freire” e oferece Ensino Fundamental Regular – 1ª a 8ª série, Ensino Fundamental e Médio na Modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial no atendimento aos alunos com deficiência, no processo de inclusão. Para melhor atender a demanda escolar, o prédio sofreu várias transformações no sentido de ampliação e acesso da NBR 9050 (acessibilidade).

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