terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PRECEITOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS
Os princípios representam a base e o fundamento que subsidiam a política educacional de escolarização de crianças, jovens e adultos da EEEFM Aristides Freire. Esses princípios colocam o educando como referência e foco de todo o processo educativo. 
A escola se fundamenta para a promoção educativa dos alunos, tendo com princípios básicos a vida como dimensão integradora, A diversidade, a garantia do direito de aprender e transformar a escola em um ambiente vivo e criativo. Missão, Valores, e Visão de Futuro são explicitados nesta proposta como fatores essenciais ao sucesso de nossos alunos no processo ensino aprendizagem.  
VIDA COMO DIMENSÃO INTEGRADORA
Esse princípio expressa que a educação deve, acima de tudo, estar a serviço da vida. A vida é a dimensão integradora das relações na escola e, em sua fragilidade, exige o autocuidado e o respeito ao outro. São necessárias mudanças fundamentais em nossos valores, instituições e modos de vida, de modo que a preponderância do ser supere a limitação do ter.
Compartilhar a responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da vida humana e de todos os outros seres vivos desperta o espírito da solidariedade, reverencia o mistério da existência, a gratidão pela vida e a humildade em relação ao lugar que ocupamos no planeta.
 A escola precisa estimular os diversos atores educacionais a desenvolverem uma consciência de si, do outro e do mundo, por meio da constante elaboração da relação ser humano-natureza-sociedade. Nesse sentido, a vida requer convivência na promoção da paz interior, paz social e paz ambiental.
 No ambiente escolar essa convivência pressupõe a formação de sujeitos éticos solidários, cooperativos e comprometidos com o firme propósito de alcançar a sustentabilidade, intensificando os esforços pela justiça, pela paz e pela vida em toda a sua diversidade.
É por meio da valorização e da afirmação da vida que podemos garantir o respeito à dignidade humana, pelo reconhecimento da diversidade como traço da realidade social.
DIVERSIDADE
Uma proposta curricular implica compreender o processo de formação humana, que se realiza em um contexto histórico, social, cultural e político. A diversidade é um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade e, por isso, o lugar que ocupa no currículo escolar precisa contemplar a interrelação entre ambos, pois um prescinde do outro à medida que a diversidade biológica não existe isolada de um contexto cultural.
Superar as diversas formas de exclusão, de dominação e discriminação é oportunizar que a diversidade seja vivida, experienciada por todos os sujeitos,  por meio do acesso e da troca de informações, pela compreensão dos direitos e deveres do cidadão e pelo exercício da autonomia necessária para a vida social.
 O desafio que se coloca na escola é adotar uma postura ética na relação entre grupo humano e social, que são apenas diferentes.
GARANTIA DO DIREITO DE APRENDER
A educação é direito de todos e dever do Estado e da família, e deve servir aos propósitos da emancipação humana e, consequentemente, do desenvolvimento social e econômico da nação.
A educação como obra de mudança de movimento de uma dada situação a outra diferente, mediante um determinado caminho.
A educação como serviço público, exercido pelo poder público ou privado, deverá atender aos interesses da coletividade, assumindo, portanto, uma dimensão mais ampla, na medida em que contribui para o bem comum, uma obra de legítimo interesse social.
A unidade escolar é o lócus onde se concretiza o objetivo máximo do sistema educacional: a garantia do direito de aprender. A escola pública com compromisso social, espaço de visibilidade, onde liberdade com responsabilidade legitima a participação de todos e de cada um.
 É um lugar de esperança, por ser um ambiente essencialmente humano, criado e mantido por seres humanos concretos em constante processo de transformação. Possuem capacidades intrínsecas de auto-organização e de autogestão, envolvendo a percepção, a interpretação, a construção, a reflexão e a ação. No entanto, conhecer e aprender são processos que emergem a partir das relações entre sujeito e objeto e entre diferentes sujeitos do processo de ensino aprendizagem, numa perspectiva dialógica e dialética. É na relação entre os sujeitos, com toda a sua complexidade, que a aprendizagem se constitui e nela se expressam emoções, sentimentos e atitudes. Na escola, o aluno é o centro do processo educativo e, em função dele, as ações educativas devem ser planejadas e executadas. Cabe ao educador comprometer-se com a dinamização desse processo, assumindo lugar de mediador.
ESCOLA VIVA E CRIADORA
No direito de aprender se insere o direito a um ambiente e contextos de aprendizagens adequados às necessidades e expectativas do educando, em que a prática educativa seja sustentada: por um currículo aberto à vida, que promova a conquista da autonomia intelectual do sujeito aprendiz; pela promoção da capacidade do aluno de aprender a aprender e aprender a desaprender quando necessário; pelo desenvolvimento de competências e atitudes criativas; pela promoção do aprender a dialogar como condição fundamental do processo de construção do conhecimento, cuja base se expressa na aquisição da leitura, da escrita e dos conhecimentos matemáticos; pelo reconhecimento de que toda ação envolve interação num contexto dinâmico e relacional; e, acima de tudo, pela promoção da aprendizagem da cooperação e da solidariedade como condição de superação dos fatores de exclusão, preparo para o exercício da cidadania e aprendizagem ao longo da vida.
MISSÃO
Oferecer e garantir aos alunos um ensino de qualidade por meio de ações efetivas, inovadoras e éticas através de atendimento efetivo às necessidades e expectativas da comunidade escolar para formar cidadãos críticos ou conscientes, responsáveis, participativos e capazes de interagir e de intervir na realidade do mundo em que vive.
Desenvolver atitudes e valores universais, como: a fé, esperança, solidariedade, liberdade com responsabilidade, coerência, respeito, honestidade, dignidade, justiça, competência, trabalhando a ética com ética destacando o amor, perseverança, companheirismo, respeito mútuo, cooperação e a humildade.
Educar para a vida.
VALORES
Morais e éticos: Honestidade, solidariedade, amizade, tolerância, generosidade, bondade, fé, respeito, caridade e amor a si, ao próximo e ao meio ambiente.
VISÃO DE FUTURO
Usar todos os recursos disponíveis: financeiros, humanos, metodológicos e didáticos para a melhoria da aprendizagem efetiva de todos os alunos da escola na aquisição do conhecimento científico, habilidades e competências que lhes proporcionem o exercício pleno da cidadania.
Melhorar o desempenho dos alunos elevando o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da escola.
Ser uma escola de referência garantindo um ensino de qualidade, trabalhando com transparência e valorizando a ética e as ações inovadoras.

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